Como internar um dependente químico que não aceita que está doente

Como internar um dependente químico que não aceita que está doente:

Existem pessoas que estão em busca de informações sobre como tratar os seus familiares que são dependentes químicos contra sua própria vontade, nós sabemos que hoje muitas pessoas estão viciadas em drogas e as famílias não sabem o que fazer e não conseguem ajudar a pessoa.

Desta forma é muito comum as famílias ficarem preocupadas, eles não entendem os passos a serem realizados para se chegar a cura do dependente.

Caso você tenha dúvidas com essa, leia este post até o final, será possível reconhecer todos os métodos realizados no processo de internação de um dependente químico involuntariamente.

Saiba como internar um usuário de drogas sem a sua vontade

É totalmente possível internar um dependente químico contra a sua vontade, nós sabemos que infelizmente o vício em drogas existe e acaba sendo um dos maiores fatores para mortalidade no Brasil, parte pelo uso dessas substâncias, parte pelo tráfico de drogas.

Desta forma, é importante o paciente entender que a internação não é uma prisão, é uma ajuda de uma equipe multidisciplinar capaz de fazer com que o viciado realmente mude sua rotina, mesmo que haja resistência no começo.

Normalmente os indivíduos se tornam viciados por conta de problemas psicológicos, financeiros, profissionais, entre outros.

São diversas as causas que levam a esse problema, é importante ir reconhecendo aos poucos durante o tratamento.

Para haver uma internação de um viciado em drogas contra a sua vontade, é preciso ter paciência, compreender ele, e o mais importante é que a família seja um pilar de apoio durante todo o tratamento, a mesma precisa demonstrar que está do lado do dependente e que ele pode sair dessa.

O dependente químico deve aceitar que existem pessoas que estão dispostas a ajudá-lo, mesmo que ele não aceite a doença.

A família também precisa compreender que o fato dele ser internado acaba sendo uma das melhores opções no momento, pois uma clínica de recuperação ajuda o paciente não só a se curar do vício, mas evita que a dependência leve a consequências fatais.

Como internar um dependente químico que não aceita que está doente
Internar um dependente químico

Sobre a legalização de um internamento involuntário, entenda. – Como internar um dependente químico que não aceita que está doente?

Poucas pessoas sabem que é possível internar um viciado em drogas contra a sua própria vontade, porém este processo é totalmente amparado pela legislação. A lei garante este tipo de internação, e ajuda os familiares nesse processo, pois para convencê-lo é necessária a colaboração de todos.

Esta lei que respalda a internação vem sendo aplicada para dependentes químicos que necessitam realmente de internação involuntária. A base desta lei é o decreto 891/38 e a lei 10.216/01, a partir dela a família pode solicitar a internação sem consenso do dependente.

Leia mais sobre:

Lei que permite internação involuntária de dependentes químicos é sancionada – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)

O que é necessário para internar um dependente químico involuntariamente?

  • realização do pedido de forma escrita pelo familiar
  • o mesmo documento deve constar assinatura do médico psiquiatra
  • posteriormente este requerimento deve ser enviado ao Ministério Público e aguardar por aprovação
  • após toda essa etapa, que pode levar alguns dias, o dependente químico já está apto a ser internado sem sua vontade.

Mais conteúdos:

Internação Involuntária (capitalremocoes.com.br)

BUSCA DE CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO & RECUPERAÇÃO POR ESTADOS – CLÍNICAS DE DEPENDENTES QUÍMICOS (capitalremocoes.com.br)